sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CALOR, VIROSE & DESIDRATAÇÃO: SALMONELLA TYPHI: FEBRE TIFÓIDE



Com da temperatura, é comum as UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE estarem superlotadas por conta de uma série de PATOLOGIAS, dentre elas há uma VIROSE que se não tratada pode causar MORTE em poucas semanas; Este resumo tem como propósito ORIENTAR todos os LEITORES & LEITORAS sobre as causas e sintomas, não cabendo à MIM ou à VOCÊS, se AUTO-MEDICAREM, ou se ALARMAREM. Este RESUMO seve para ORIENTAR e ser AGREGADO ao CONHECIMENTO para futuras ANÁLISES ou efeito de COMPARAÇÃO.

                                
                            
                                              SALMONELLA TYPHI/FEBRE TIFÓIDE


A febre TIFÓIDE é uma doença bacteriana aguda, de gravidade variável que se caracteriza por FEBRE, MAL-ESTAR, NÁUSEA, VÔMITO & DOR ABDOMINAL, podendo ser acompanhada de ¹ERUPÇÃO CUTÂNEA. É uma doença ²ENDÊMICA em muitos países em desenvolvimento, e a doença se não tratada, mata cerca de 10% de todas as pessoas infectadas.  




                                             MODO DE TRANSMISSÃO  


A via de transmissão é a FECAL-ORAL. Pode-se na maioria das vezes ser transmitido por conta de COMIDA CONTAMINADA por portadores, durante o processo de PREPARAÇÃO & MANIPULAÇÃO dos ALIMENTOS. Á água também deve ser um VEÍCULO de transmissão, podendo ser contaminada no próprio local de DISTRIBUIÇÃO & ENVASAMENTO, se este não estiver de acordo com as conformidades estipuladas pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA, através de POÇOS ARTESIANOS, mal preparados ou próximos à CANOS DE ESGOTOS, ou até mesmo através das REDES DE DISTRIBUIÇÕES de sua cidade. Segundo estudos da SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, entre os doentes CURADOS, o número de portadores temporários é de 5 à 10%, e os de portadores CRÔNICOS, de 2 à 3%. O período de transmissibilidade dura enquanto existirem BACILOS sendo eliminados nas FEZES ou na URINA, o que geralmente acontece desde a primeira semana de doença, até a convalescença. Cerca de 10% dos doentes, eliminam bacilos até 3 meses após o quadro clínico, e 1 à 5% até 1 ano e provavelmente por TODA a VIDA, no que se refere aos portadores CRÔNICOS.

                                   
   
REFEIÇÕES EM EXPOSIÇÃO E SEM A PROTEÇÃO ADEQUADA, PODEM SER ATRATIVOS PARA TODO TIPO DE VÍRUS, BACTÉRIAS E ROEDORES, QUE POR VEZ PODEM DEFECAR PRÓXIMO, PROLIFERANDO ASSIM AS BACTÉRIAS


PERÍODO DE INCUBAÇÃO

  Em geral é de 1, 2 ou até 3 semanas, podendo também ser curto como 3 dias, ou longo durando até 60 dias, em função da dose infectante e da facilidade de PROLIFERAÇÃO do agente em determinados alimentos. Em alguns alimentos contaminados, pode ocorrer MULTIPLICAÇÃO da SALMONELLA TYPHI, o que explicaria nestes casos períodos de incubação relativamente menores.


 TODO TIPO DE VIROSE, TEM SEU INICIO NO INTESTINO OU APARATO DIGESTIVO; É AQUI QUE ELES SE ALOJAM, SE MULTIPLICAM E CRIAM UMA REAÇÃO EM CADEIA AO SE LIBERTAREM; QUASE TODA A GRANDE MASSA QUE FREQUENTA AS PRINCIPAIS PRAIAS OU LOCAIS PARA BANHO COM VOLUME  EXACERBADO, PODEM TER O VÍRUS ENCUBADO; ISTO ESTÁ RELACIONADO Á MÁ ALIMENTAÇÃO E PÉSSIMAS CONDIÇÕES  DE AGLOMERAÇÃO. 

ALÉM DO INTESTINO HUMANO, A SALMONELLA É ENCONTRADA NAS GEMAS DOS OVOS VELHOS, E ISSO SE APLICA TAMBÉM PARA OS OVOS DE CODORNA; A FOTO ACIMA MOSTRA COMO DIFERENCIAR UM OVO FRESCO DE UM OVO VELHO

 Neste resumo aprendemos um pouco sobre esta virose que pode causar sérias complicações e levar ao ÓBITO se não tratado rapidamente, porém muito pode ser EVITADO se levado em consideração CRITÉRIOS & DIRETRIZES, que serão EXPOSTOS abaixo como RECOMENDAÇÕES:
 
MANTENHA BEM LAVADOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS QUE SE UTILIZA PARA A PREPARAÇÃO DE REFEIÇÕES;

LAVE BEM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES; SE POSSÍVEL MERGULHE ESTES EM ÁGUA COM ³HIPOCLORITO DE SÓDIO OU UMA COLHER DE ÁGUA SANITÁRIA;

CUIDADO AO PREPARAR A MAIONESE EM CASA, POIS ESTA LEVAM OVOS CRUS;

POR CONTER OVOS, A MAIONESE FORA DA VALIDADE PODE SER LETAL; ATÉ NA PREPARAÇÃO DA MAIONESE CASEIRA, TODO CUIDADO É POUCO, E OLHAR ATENTO PODE AJUDAR À PREVINIR; JUNTE ESTA DICA À DICA ACIMA DE COMO ESCOLHER OS OVOS E BOM APETITE

TENHA CUIDADO COM OS OVOS, QUE DEVEM SER BEM COZIDOS;


AS ACADEMIAS ENSINAM OS ATLETAS À CONSUMIR OVOS CRUS, SEM ORIENTAR OS PRATICANTES; A BOA E VELHA GEMADA PODE SE TORNAR UM VENENO TAMBÉM


REDOBRE A ATENÇÃO NO PREPARO DE FRANGOS OU GALINHAS;

EVITE CONSUMIR CARNES CRUAS OU MAL PASSADAS;
 
LAVE AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES E ANTES DE PREPARAR AS MESMAS;

MANTENHA OS OVOS SOB REFRIGERAÇÃO;

ATÉ UMA INOFENSIVA COMIDA JAPONESA, SE NÃO FOR DE BOA PROCEDÊNCIA, PODE TRAZER PREJUÍZO NA SAÚDE


SUPERLOTAÇÃO NAS PRAIAS; SUJEIRA, DETRITOS E SUJEIRA HUMANA, SÃO ÓTIMOS AGENTES PARA A PROLIFERAÇÃO DA FEBRE TIFÓIDE; POR ISSO MUITAS PESSOAS QUANDO RETORNAM DAS PRAIAS NOS VERÕES, VOLTAM COM O POSSÍVEL VÍRUS INCUBADO, ESPERANDO UM TRAUMA OU A QUEDA DA IMUNIDADE PARA COMEÇAR À SE MANIFESTAR; É COMUM NO INÍCIO SER ACOMETIDO PELA DIARRÉIA.


O MAIOR PROBLEMA EM UMA PISCINA SUPERLOTADA, É QUE MUITA GENTE URINA E DEFECA PASSANDO DESPERCEBIDO SEM SE PREOCUPAR; ISSO EM GERAL SE APLICA À CRIANÇAS E IDOSOS COM INTESTINOS SENSÍVEIS 

Mas não é só com a alimentação que devemos tomar precauções, há alguns outros fatores importantes à serem levados em conta; PRAIAS & PISCINAS, podem ser agravantes para a proliferação da vírus:

EVITEM LOCAIS COMO PISCINAS E PRAIAS, SE AS MESMAS ESTIVEREM CHEIAS;



NÃO DIVIDA TOALHA DE BANHO, MESMO CONHECENDO A PESSOA;

EVITE CONSUMIR ÁGUA DE VENDEDORES AMBULANTES EM PRIAS, PISCINAS E EM PONTOS ESTRATÉGICOS COMO SEMÁFOROS  E PARQUES;

SE FOR Á PRAIA OU PISCINA, LEVE SEMPRE UMA SACOLA PARA GUARDAR ROUPAS ÍNTIMAS APÓS SAIR DE PRAIAS E PISCINAS, E EVITE REUTILIZAR AS MESMAS PEÇAS SE AINDA ESTIVER EM LOCAIS PARA BANHISTAS;

EVITE CONSUMIR FRUTOS DO MAR EM LOCAIS ABERTOS, ESTES AMBULANTES, NÃO UTILIZAM-SE DE CONFORMIDADES HIGIÊNICAS PARA VENDA DESTES ALIMENTOS;

BEBA BASTANTE ÁGUA MINERAL, MAS FIQUE ATENTO AO pH DA ÁGUA E À QUANTIDADE DE SÓDIO NA ÁGUA;

Estas dicas são de extrema importância para todos, lembrando que portadores de DOENÇAS FALCIFORME correm um RISCO maior de COMPLICAÇÕES NESTE TIPO DE PATOLOGIA. Me lembro de uma vez ter SUGERIDO um exame de *HEMOCULTURA & **UROCULTURA, para uma paciente com DOENÇA FALCIFORME: Hoje minha EX-CONSORTE.
 

ALGUNS BACTERICIDAS TEM 100% DE EFICACIA NA HORA DE PROTEGER OS ALIMENTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS; BASTAM ALGUMAS GOTAS E ESTARÁ PRONTO PARA CONSUMO.



¹VERMELHIDÃO ou INFLAMAÇÃO DE PELE

² DOENÇA QUE SE MANIFESTA APENAS NUMA DETERMINADA REGIÃO
 
³ O HIPOCLORITO DE SÓDIO, É UM DESEINFETANTE, E SERVE PARA CLAREAR ROUPAS BRANCAS, LAVAGENS DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, SENDO IDEAL TAMBÉM PARA PURIFICAR A ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, REDUZINDO A PROBABILIDADE DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS, PARASITAS e BACTÉRIAS; É CONHECIDO POPULARMENTE COMO ÁGUA SANITÁRIA, E É VENDIDA EM SOLUÇÃO DE 2,0 À 2,5% DE HIPOCLORITO DE SÓDIO; COLOCA-SE DE 2 À 4 GOTAS DE ÁGUA SANITÁRIA PARA CADA LITRO DA MESMA, E APÓS PINGAR AS GOTAS RECOMENDADAS, DEVE-SE ESPERAR EM MÉDIA 30 MINUTOS COM O RECIPIENTE TAMPADO. NESTE TEMPO, TUDO E TODAS AS BACTÉRIAS, VÍRUS & MICRORGANISMOS, DEVEM SER ELIMINADOS NA AÇÃO DA ÁGUA SANITÁRIA.

*HEMOCULTURA É UTILIZADA PARA DETECTAR A PRESENÇA DE BACTÉRIAS OU LEVEDURAS NO SANGUE, PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE MICRORGANISMOS E ORIENTAR O TRATAMENTO.

**UROCULTURA, TAMBÉM CHAMADA DE URINOCULTURA, OU CULTURA DE URINA, É O EXAME INDICADO PARA O DIAGNÓSTICO DE INFECÇÃO DE URINA, COM BASE NA POSSIBILIDADE DE   MICRORGANISMOS NA BEXIGA, OU NOS RINS.

Meu nome é Hélio, me formei em NUTROLOGIA/NUTRIÇÃO, e este resumo faz parte desta especialidade, uma vez que VÍRUS, VIROSES & BACTÉRIAS, alojam-se em todo o APARATO DIGESTIVO, proliferando a MULTIPLICAÇÃO em massa à partir dali. 

ESTE RESUMO SERVE APENAS COMO REFERÊNCIA E INTRODUÇÃO À CONHECIMENTO, PODENDO SER APREGOADO JUNTO À DIETAS ESTABELECIDAS PELO MÉDICO PARA RESTABELECER O TERRENO BIOLÓGICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário