quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

KINO, FRUTA EXÓTICA E NUTRITIVA

                                      KINO, A FRUTA EXÓTICA E NUTRITIVA

O pepino africano (cucumis metuliferus), também conhecido como kiwano ou kino (no Brasil) é um fruto comestível oriundo da África, mais concretamente do deserto de Calaari; Muito parecido com o maracujá, a fruta agridoce que possui muita vitamina C; Ajuda o sistema imunológico e o melhor de tudo, combate a obesidade. Ela tem o poder de reduzir o apetite. Pode ser consumida sem contra indicações A sua forma assemelha-se a um pequeno melão oval, com espinhos grossos. Quando se encontra maduro, a casca possui uma cor alaranjada. A polpa, ligeiramente pegajosa, é verde, com laivos de amarelo, contendo sementes de tonalidade branca, semelhantes às de um pepino. Quando é colhido verde, amadurecendo separado da planta, possui um sabor semelhante a uma mistura de pepino e kiwi. Quando é colhido maduro, possui um sabor semelhante ao da banana. A sua estrutura assemelha-se de certa forma à do maracujá e à da romã. O seu comprimento situa-se entre os 10 e os 15 cm, quando completamente desenvolvido, variando o seu diâmetro entre os 8 e os 10 cm. É cultivado principalmente no sul e no centro do continente africano e também nos Estados Unidos, em Israel, no Quénia, na Nova Zelândia e, mais recentemente, também na Itália, em Portugal e na Alemanha, e infelizmente por conta disso, é pouco divulgado em território Brasileiro
"O kino é considerado refrescante, digestivo  e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio"

O Kino é normalmente consumido como sobremesa em seu país de origem, ou onde é comum o cultivo e a fácil aquisição. É um fruto de efeito visual atraente, dado o contraste entre a casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa. É consumido cru, com a ajuda, por exemplo, de uma pequena colher, tal como é o MARACUJÁ DOCE e a GRANADILHA. É possível cortá-lo tanto de forma transversal como longitudinal, dependendo da forma como se pretende apresentar no prato, ou da forma como se pretende consumir. Pode também ser utilizado como xarope para uma salada de fruta; Não deve ser conservado refrigerado, uma vez que se deteriora mais facilmente em ambientes frios; Dura muito tempo armazenado, mantendo-se em bom estado de consumo durante meses. As temperaturas ótimas para a sua conservação situam-se entre os 20 °C e os 24 °C.

 A Associação brasileira de Nutrologia e os Endócrinos atestam que os benefícios para o organismo são muitos, incluindo a proteção para o sistema imunológico. "O kino é rico em vitamina C, possui muita fibra e não possui muitas calorias, a média é de 25 em uma fruta de 100 gramas", afirma. São as fibras que fazem com que a fruta acabe saciando a fome por mais tempo e fazendo com que o apetite seja reduzido. Além disso, ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

NÃO ESQUEÇA DE CONSULTAR SEMPRE SEU NUTRICIONISTA SOBRE SUA DIETA OU SUA INTENÇÃO QUANTO À SUA DIETA; A MATÉRIA AQUI, NÃO DEVE SUBSTITUIR A CONSULTA OU A AÇÃO DE SEU MÉDICO NUTRICIONISTA OU O ENDOCRINOLOGISTA