sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

GRAVIOLA, A FRUTA MEDICINAL E FITOTERÁPICA

 ►►Pessoas com pressão baixas devem apenas consumir a graviola com devida supervisão médica, vez que a planta possui atividade vasodilatadora, hipotensora e cardiodepressora.◄◄
►►Muita gente busca alternativas para aliviar problemas de saúde mais complexos, e 2 deles atualmente vem CEIFANDO a vida dos seres humanos, como mais facilidade do que qualquer outro tipo de doença já existente: CÂNCER E INFARTO DO MIOCÁRDIO.

O câncer é um aumento incontrolável de células anormais no organismo e as causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

O infarto (ataque cardíaco) pode ser causado pela obstrução da passagem do sangue para o coração devido a alguns fatores, tendo estes como principais, o colesterol alto, a hipertensão e o tabagismo; A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue.

►►De uma forma ou de outra, as pessoas buscam meios alternativos à ¹ALOPATIA, buscando flexibilidade nos tratamentos das ANOMALIAS descritas acima. Desde que me formei na área nutricional, venho acompanhando de perto pessoas que vem buscando meios que viabilizam tratamentos HOMEOPÁTICOS juntos à ALOPATIA, de forma que ajudem na eficácia de tratamentos específicos; A ROMÃ por exemplo tem uma substância chamada "PUNICALAGINAS", que é responsável pelas propriedades antioxidantes do sumo, intervenientes na redução de processos inflamatórios (responsáveis pelo envelhecimento celular, aparecimento de doença coronária e de alguns tipos de cancro), entre outras vitaminas que curam um sem número de males relacionados à patologia especifica. A ACEROLA com LARANJA em forma de suco, rica em ÁCIDO ASCÓRBICO (vitamina C), ajuda à restabelecer a imunidade, uma vez que a mesma se encontra em baixa; E por ai vai, vide nossas dicas enunciadas neste blog. O que temos à declarar hoje, é as propriedades da "GRAVIOLA", que vem sendo alvo de buscas incansáveis por conta de seu valor nutricional e no combate ao CÂNCER. Vamos expor as propriedades, os fatos, as verdades e os mitos que giram em torno desta fruta, que encareceu e muito financeiramente por conta da grande procura.

►►A graviola é uma árvore perene relativamente pequena que chega a 4,8m a 5,8m de altura máxima na maturidade. A árvore tem uma fruta verde e espinhosa de 20 a 30cm de comprimento que assume um tom amarelo ao amadurecer. As pessoas que moram em áreas de cultivo da graviola geralmente comem a fruta fresca após descartar a camada espinhosa exterior. Os ingredientes ativos da graviola são químicos chamados acetoninas, que mostraram uma variedade impressionante de propriedades medicinais em testes de laboratório. Especificamente, os extratos de graviola mostraram propriedades antiparasítica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antirreumática e citotóxicas, de acordo com estudos elaborados e concluídos por NUTRICIONISTAS, NUTRÓLOGOS & ENDÓCRINOS.
►►A fruta ficou famosa recentemente por conter compostos bioativos e fitoquímicos como a acetogenina anonácea. Em estudos in vitro, este composto mostrou ter ação citotóxica em células cancerígenas, ou seja, teria e tem efeito anticancerígeno. Possui atividade vasodilatadora, cardiodepressora e hipotensora, (ajuda à baixar a pressão arterial) além de conter em sua composição nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B (B1 e B2), que são importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e vitamina C, possui inúmeras propriedades terapêuticas, podendo ser utilizada em sua totalidade (folhas, frutos, sementes, cascas e raízes). Suas principais propriedades são: diurética, adstringente, antiinflamatória e anti-reumática.

►►A Graviola possui baixo valor calórico, 100 gramas fornecem em média 60 calorias. À médio longo prazo e dependendo do estado do paciente, à curto prazo, o uso prolongado da graviola pode fortalecer bactérias no trato-digestivo, vez que a planta possui atividade antimicrobiana. Em estudos de extratos de plantas tropicais americanas no tratamento de doenças infecciosas, os relatos sobre graviola, publicado em dezembro de 2008 no "Journal of Dietary Supllements", foram citados múltiplos estudos in-vitro que demonstram a eficácia da graviola contra vários agentes microbianos e parasíticos. Especificamente, a graviola parece ser eficaz contra parasitas como Leishmania braziliensis, Leishmania panamensis, Nippostrongylus braziliensis, Artemia salina e Trichomonas vaginalis, assim como o vírus da herpes. Em alguns casos, a suplementação com alimentos probióticos é aconselhável. O consumo em excesso pode causar náuseas, sonolência e vômitos em algumas pessoas.
►► Outro fator importante à ser descrito aqui, é o tratamento do DIABETES com a fruta graviola; Em um estudo animal nigeriano, extratos metanoicos da graviola foram testados em animais cuja diabetes foi quimicamente induzida. Pesquisadores do Department of Anatomy and Cell Biologi da universidade Obafemi Awolo, dividiram 30 ratos de laboratório em três grupos para testes. O grupo A, o grupo de controle, consistia de 10 ratos onde nenhuma mudança foi induzida. Os ratos do grupo B e C receberam injeções de estreptozocina para induzir o estado de hiperglicemia ou diabetes. Ao longo das quatro semanas, os ratos do grupo receberam injeções diárias de extrato de graviola. Nas descobertas publicadas em outubro de 2008 no "African Jounal of Tradiotional, Complementary and Alternative Medicines", o time de pesquisa reportou que os animais de teste do Grupo C apresentaram níveis de glicose sanguínea significantemente mais baixa do que aqueles sem tratamento do grupo B, confirmando as propriedades anti-hiperglicêmicas do extrato de graviola.

►►Os estudos e a atuação da Graviola, mostraram que a fruta tem poder FITOTERÁPICO E HOMEOPÁTICO, cabendo apenas ao profissional que cuida da ANOMALIA PATOLÓGICA, saber administrar FRUTOS, CÁPSULAS E RAÍZES, sempre que necessário. Lembrando aqui, que a fruta por si só, não tem efeito CURATIVO, não cabendo ao paciente a substituição do tratamento médico, pela FRUTA descrita neste resumo.

¹sistema ou método de tratamento em que se empregam remédios que, no organismo, provocam efeitos contrários aos da doença em causa.

 ►►Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Este conteúdo é meramente orientativo e complementar.◄◄