➜ Cheguei escutar de uma mulher, que ela não precisava de um NUTRICIONISTA, porque tudo o que ela precisava, estava na internet. Me pergunto então, porque estudamos então? Formação Acadêmica, Pós-Graduação, entre outras, servem apenas como quadro na parede pra mostrar que um dia, valeu a pena ter se dedicado. Ainda bem que não penso assim, e levei adiante meus estudos, mesmo sem me importar com a opinião alheia, uma vez que estudei por questões de aprendizados e razões pessoais, que me obrigaram na IMATURIDADE de um RELACIONAMENTO com uma mulher com ANEMIA FALCIFORME, aprendi a lidar com a PATOLOGIA, prolongando a vida útil da até então na ÉPOCA, minha CÔNJUGE.
►REEDUCAÇÃO ALIEMENTAR ➜Consiste em substituir os “maus hábitos alimentares”, substituindo GULOSEIMAS, REFRIGERANTES & FRITURAS
►DIETA ➜ Consiste em uma mudança nos hábitos alimentares, que ensina um modo de se alimentar corretamente e de acordo com as necessidades do corpo. Dietas alimentares levam em conta múltiplos fatores e visam uma alimentação mais balanceada para a pessoa. Os resultados podem ir desde a perda de peso até mesmo ao controle de diabetes ou pressão alta. Dietas também podem ser feitas para ganho de peso, dependendo do caso.
►REGIME ➜ Consiste em uma restrição através da qual se persegue um resultado em curto prazo e nem sempre se leva em conta a saúde do corpo. O regime restringe a ingestão de diversos alimentos, visando perda de peso rápida. Depois de um período de tempo, entretanto, pode ocasionar o famoso efeito sanfona, no qual a pessoa recupera o peso perdido e pode ganhar até mais. Restringir o consumo de determinadas substâncias presentes nos alimentos pode levar a graves problemas de saúde, como a anemia.
➜Vou colocar algumas formas de DIETAS, REGIMES & REEDUCAÇÃO ALIMENTAR que fazem parte da vida de muita gente:
►DIETA SEMI-VEGETARIANA ➜ É o indivíduo que consome carne, normalmente branca, em até 3 refeições na semana. Esta dieta não é vegetariana, mas serve em diversos estudos científicos e base nutricional educacional alimentícia, um comparativo entre a dieta vegetariana e a onívora.
►DIETA COM MENU FIXO ➜ É um tipo de dieta fácil de ser seguida, pois o cardápio lista todos os alimentos que se irá ingerir. O problema desse tipo de dieta é que ela não reeduca a pessoa na questão alimentar, o que facilita a recuperação do peso perdido num segundo momento.
►DIETA OU PLANO DE REFEIÇÃO ➜ É um tipo de dieta que possui um número determinado de cada grupo alimentar a ser consumido. Dentro dos grupos existem alimentos com quantidades equivalentes de calorias. Assim, a pessoa não se prende a um tipo específico de alimento e tem uma maior variedade para seguir a dieta. O lado bom desse tipo de dieta é que ele ensina a pessoa a escolher os alimentos, evitando que o peso perdido seja recuperado com facilidade.
►DIETA LIQUIDA ➜ São compostas por shakes e fórmulas que substituem refeições. No caso dos shakes, estes normalmente possuem boa quantidade de nutrientes, porém é preciso acompanhamento profissional para que o organismo não sofra carência de vitaminas. Em se tratando de fórmulas, estas normalmente contêm quantidades balanceadas de proteínas e carboidratos, auxiliando a perda de peso no curto prazo. O problema é que a tendência em recuperar o peso perdido após o retorno à alimentação normal é grande. Dietas líquidas também não ensinam como comer de forma correta.
►DIETA DA MODA ➜ Sugerem perda de peso de maneira acelerada a partir da ingestão de um determinado nutriente e devem ser evitadas. Essas dietas podem funcionar no curto prazo por possuírem poucas calorias, mas como não são balanceadas, podem ocasionar desequilíbrio no organismo e deficiências nutricionais. Este tipo de regime também facilita a recuperação do peso perdido, pois não educa os hábitos alimentares, apenas restringe o consumo calórico.
✔Dietas tendem a não manter seus resultados, pois reduzem bruscamente a ingestão de alimentos. A redução de calorias promove a perda de peso em curto prazo, porém a manutenção do novo peso torna-se difícil, uma vez que o paciente volta a um cardápio nada restritivo. A dieta deve ser montada com auxílio profissional para que possa ser seguida ao longo da vida sem restringir alimentos ao paciente, evitando a ineficiência da dieta no longo prazo.Quando se opta por seguir uma dieta, é sempre importante reeducar os hábitos alimentares para poder seguir a ingestão adequada de alimentos pelo resto da vida. Aprender a comer é a chave para manter a qualidade de vida e um corpo mais bonito. A dieta associada à prática de atividades físicas regulares, além de auxiliar na manutenção do peso, melhora o funcionamento e o equilíbrio do organismo.
►DIETA CETÔNICA ➜ Nesta categoria de dieta, a intenção é que não sejam ingeridos carboidratos, pois segundo pesquisas, o consumo desses alimentos pode acarretar na elevação do nível de insulina no sangue, que por sua vez está atrelada à obesidade.
►DIETA DA CLARA DE OVO ➜ Dieta restritiva que limita a alimentação, por um determinado tempo, a claras de ovos cozidas. Apesar de ter valor nutritivo, a clara do ovo não possui todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Ainda que este tipo de dieta reduza o peso de modo rápido, ela pode ocasionar problemas à saúde.
►DIETA DA LINHAÇA ➜ A pessoa deverá adicionar regularmente sementes de linhaça dourada ao cardápio. Tal prática aumenta a sensação de saciedade nas refeições e, assim, ajuda na perda de peso.
►DIETA DA LINHAÇA ➜ A pessoa deverá adicionar regularmente sementes de linhaça dourada ao cardápio. Tal prática aumenta a sensação de saciedade nas refeições e, assim, ajuda na perda de peso.
►DIETA DA LUA ➜ A cada mudança de fase da lua a pessoa ingere somente líquidos, como água, sucos, chás ou caldos. É altamente rejeitada por nutricionistas por prejudicar o bom funcionamento do organismo e ocasionar carências nutricionais.
►DIETA DA PROTEÍNA ➜ Basicamente, limita o consumo de carboidratos, substituindo-os por proteínas de diversos tipos. A mais famosa dieta de proteínas é a dieta de Atkins.
►DIETA DA SOPA ➜ Composta por sopas de baixas calorias, essa dieta ajuda a perder peso de forma rápida. Apesar de conter legumes, pode não ser suficientemente nutritiva e prejudicar o bom funcionamento do corpo.
►DIETA DA USP ➜ São atribuídos valores (pontos) aos alimentos e cada pessoa tem um limite diário de pontos para ingerir. Não exige tanto da pessoa por não ser restritiva, mas requer disciplina e atenção às necessidades nutricionais do organismo.
►DIETA DAS CALORIAS NEGATIVAS: Nesse tipo de dieta, a pessoa ingere alimentos considerados nutritivos e com baixo valor calórico. O cardápio é basicamente formado por frutas e vegetais (maçã, cenoura, couve-flor e brócolis, por exemplo).
►DIETA DAS COMBINAÇÕES ➜ Essa dieta sugere que determinados grupos de alimentos não sejam ingeridos dentro de uma mesma refeição em conjunto com outro grupo. Tal prática poderia favorecer a absorção mais saudável dos nutrientes presentes em cada grupo alimentar, ajudando na perda de peso.
►DIETA DAS FRUTAS ➜ Alimentação baseada na ingestão de frutas e frutos (grãos, sementes, feijões, ervilhas e nozes). Não contém uma quantidade adequada de nutrientes e necessita de complemento vitamínico.
►DIETA DASH ➜ Sigla em inglês que significa métodos para combater a hipertensão através de dieta, a DASH visa, principalmente, reduzir o consumo de sal. Tomando como base uma dieta de 2.100 calorias, a ingestão de sal deveria ser de 1.500 mg por dia para evitar problemas de hipertensão.
►DIETA DE ATKINS ➜ Dieta muito popular, é assim chamada, pois leva o nome de seu inventor, o Dr. Robert Atkins. Essa dieta limita a ingestão de carboidratos (há um valor de ingestão máxima de aproximadamente 20 gramas) para que o corpo substitua a glicose como energia e queime gordura.
►DIETA DE DESINTOXICAÇÃO ➜ Também chamada de dieta depurativa, tem como proposta promover a desintoxição do corpo a partir do consumo de frutas, vegetais e alimentos naturais não-processados.
►DIETA DE JESUS ➜ Baseia-se em hábitos alimentares mencionados no antigo testamento, como o consumo restrito de carne vermelha e maior ingestão de peixes.
►DIETA DE SOUTH BEACH ➜ Durante um período curto, restringe bruscamente o consumo de carboidratos, que é retomado ao longo do tempo, mas sempre mantido em pequenas quantidades. A dieta recebe esse nome, pois seu inventor, o cardiologista Arthur Agatston, atendia seus pacientes em Miami.
►DIETA DO ABDÔMEN ➜ Consiste em fracionar a alimentação diária em seis refeições: 3 refeições principais e 3 pequenos lanches. Nessas refeições, é preciso utilizar alimentos de uma determinada lista (como melão, aveia, arroz integral e semente de girassol, por exemplo), respeitando a distribuição de 3 alimentos especiais nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pelo menos um para os lanches.
►DIETA DO ABACAXI ➜ Altamente restritiva e desaconselhada, a dieta do abacaxi limita a alimentação das pessoas a somente porções diárias de abacaxi durante um determinado período de tempo. Essa dieta ocasiona perda de peso, porém pode provocar graves problemas à saúde, uma vez que limita a ingestão de vitaminas.
►DIETA DO ARROZ ➜ Apesar do nome, não restringe as refeições ao arroz. Essa dieta é dividida em três etapas: na primeira etapa (mais restritiva) a pessoa ingere grãos, frutas, vegetais e feijões. Depois, os alimentos são mantidos elevando-se os percentuais de gordura e proteínas e diminuindo a ingestão de carboidratos. Na terceira etapa, a pessoa pode ingerir peixes e laticínios.
►DIETA DO TIPO SANGUÍNIO ➜ São restrições alimentares realizadas de acordo com cada tipo sanguíneo. A perda de peso acontece devido à restrição de alimentos e não ao tipo sanguíneo de fato e pode ser prejudicial.
►DIETA DOS PONTOS ➜ A pessoa controla a perda de peso não pela ingestão calórica, mas pela soma de pontos. Cada ponto equivale a 3,6 calorias e cada pessoa terá um limite de pontos que pode ingerir diariamente.
►DIETA MACROBIÓTICA ➜ Indica o consumo de cereais integrais, legumes e derivados da soja. Restringe o consumo de derivados animais e o uso do açúcar, utilizando frutas ou xarope de malte de cevada para adoçar.
►DIETA MEDITERRÂNEA ➜ Incentiva o consumo de azeite de oliva e vinho tinto para equilibrar os níveis de gordura animal no corpo.
►DIETA NOTA 10 ➜ De acordo com a altura e o sexo da pessoa é estabelecida uma “nota” para consumo calórico, muito semelhante à dieta dos pontos. Possibilita que a pessoa consuma uma boa variedade de alimentos e exige disciplina.
►DIETA ORTOMOLECULAR ➜ Cada pessoa é submetida a exames laboratoriais a fim de identificar as necessidades do organismo e, a partir dos resultados, é montado um cardápio a ser seguido.
►DIETA VIGILANTES DO PESO ➜ É um programa de acompanhamento para quem se encontra em processo de perda de peso. Através de reuniões e orientações, a pessoa recebe apoio para se manter disciplinada em relação a sua dieta.
➜Minha conclusão é que o melhor mesmo dentre todas estas práticas, a REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é a única que jamais terá DIRETRIZES RESTRITIVAS quanto à ALIMENTAÇÃO. Nesta prática, não há alterações na alimentação, e sim uma REMODELAGEM DO PRÓPRIO HÁBITO ALIMENTAR, onde pode-se comer de tudo, desde que haja MODERAÇÃO.
➜Este resumo, não deve ter cunho PRIORITÁRIO em caso de DOENÇAS, DESEQUILÍBRIO ALIMENTAR ou qualquer que seja a PATOLOGIA; Nunca deixe de visitar seu médico: NUTRÓLOGO, ENDÓCRINO OU NUTRICIONISTA; Em caso de necessidade de uma REGRA ALIMENTAR, busque sempre ajuda profissional.
➜Meu nome é Hélio, formado em NUTROLOGIA/NUTRIÇÃO e sou responsável pela coluna e pelo resumo descrito e enunciado aqui.