sexta-feira, 17 de abril de 2015

APRENDENDO E ENTENDENDO SOBRE CALORIAS

  ➜ Estes dias, referente à semana da SAÚDE, presenciei e participei de uma enquete, onde a pauta era CALORIAS; Encontramos um problema comum entre as pessoas que praticam ESPORTES, e outras que seguem DIETAS & REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Como um profissional da área NUTRICIONAL, vejo muita coisa errada no que se refere à seguir algumas dietas, e outras nas TABELAS NUTRICIONAIS, rotuladas por alguns produtores de FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, e de SUCOS, GRÃOS e derivados.

➜Na pesquisa eu alertei sobre a falta de informação adequada ao consumidor, que por vezes, buscam uma qualidade de vida mais saudável; Em um determinado mercado, encontrei alguns produtos que eram iguais, mas de fornecedores diferentes, que tinha na tabela nutricional alterações nas CALORIAS, de um fornecedor para o outro, levando em consideração que o produto era o mesmo, mudando apenas o fornecedor e posteriormente o produtor.

●UMA CALORIA, É A QUANTIDADE DE ENERGIA NECESSÁRIA PARA ELEVAR EM 1 °C A TEMPERATURA DE 1 G DE ÁGUA●

➜Vou postar uma matéria resumida, apenas para controle do que são calorias, porque praticamente todas as pessoas já se perguntaram ou tem curiosidade em saber, quantas calorias determinado alimento tem e ficam em dúvidas quando tem o produto à mão e o comparam com outro de outra marca. Afinal, vários estudos já comprovaram que temos a necessidade de uma dieta balanceada, com o valor energético que mantenha o nosso organismo funcionando e que não se acumule, gerando obesidade, ou uma série de outras patologias associadas.

➜A quantidade de calorias depende da constituição do alimento. Assim, para determinarmos experimentalmente a quantidade de calor liberado pelo alimento e que poderá ser absorvida pelo organismo, usa-se um aparelho denominado CALORÍMETRO. Hoje em dia, o mais utilizado e que leva em conta o conceito de caloria explanado acima é o CALORÍMETRO DE ÁGUA. Esse aparelho é revestido por um material isolante, para evitar que ocorram perdas de calor com o meio; e o alimento que será analisado é colocado na câmara de combustão, que contém gás oxigênio e eletrodos. Esses eletrodos sofrem uma descarga elétrica e provocam sua ignição e a combustão do alimento.

➜A massa conhecida de água contida no calorímetro absorve o calor liberado pelo alimento queimado e umtermômetro mede o aumento da temperatura da água. Além disso, o calorímetro contém um agitador que permite que a temperatura da água permaneça uniforme em toda a sua extensão.

 ➜Como exemplo enunciamos que, uma massa de 1 grama de açúcar e no calorímetro tiver 1000 g de água, e observarmos que ao final da reação a temperatura da água passou de 20°C para 24°C, ou seja, aumentou 4°C, poderemos então chegar no valor energético do açúcar. Como? Bem, considerando o conceito inicial de caloria, refere-se que:

►Elevar de 1°C → 1 cal por grama de água
►Elevar de 4°C → 4 cal por grama de água

➜Assim sendo, 1 g de água absorve 4 cal. Porém, foram utilizadas 1000 g de água e, considerando que todo calor liberado na combustão foi absorvido por ela, a energia total absorvida pela água foi de 4000 cal ou 4 kcal. Por isso, conclui-se que:

O valor energético do açúcar = 4000 cal/g ou 4 kcal/g.

●É COMUM SE REFERIR À QUANTIDADE DE CALORIAS DOS ALIMENTOS, QUANDO NA VERDADE SÃO QUILOGRAMAS●

➜Outro erro encontrado nos rótulos de alguns alimentos, é não informar correto, certos valores de calorias, quando na verdade não são CALORIAS e sim QUILOCALORIAS. Por exemplo, quando se diz que um iogurte tem 80 calorias, na verdade ele tem 80 000 calorias e 80 kcal. Mas essa confusão tende a acabar, pois os rótulos dos alimentos vão especificar melhor em suas embalagens a quantidade exata e o valor de referência para a aplicação de valores energéticos.

➜Usou-se o açúcar (sacarose), como referência nos teste de CALORÍMETRO por ser um tipo de nutriente (glicídio ou carboidrato). Os nutrientes são a parte dos alimentos que são queimados e fornecem energia para o nosso organismo. Ao contrário do açúcar, a maioria dos alimentos não é composta de apenas de um tipo de nutriente, mas de vários. Assim,analisando a composição do alimento e vendo a proporção (porcentagem) em que os nutrientes aparecem, somam-se os valores energéticos de cada um e se obtém o conteúdo calórico do alimento inteiro.

➜Existem três tipos de nutrientes, que são: carboidratos (glicídios), proteínas (protídeos) e os óleos e gorduras (lipídios). Usando o método mencionado acima, os valores calóricos de cada um desses nutrientes foram descobertos:

➜Carboidratos ou glicídios: Aproximadamente 4,0 kcal, independentemente da fonte.

►Exemplos: batata, macarrão, pães, arroz, milho, frutas e doces.

➜Proteínas ou protídeos: 5,2 kcal. Muitas vezes encontramos o valor de 4,0 kcal também, porque as proteínas fornecem energia como os carboidratos, mas com um custo maior para o organismo no que diz respeito à quantidade de energia necessária para o metabolismo (queima da proteína).

►Exemplos: Carnes, ovos, leite e seus derivados.

➜Óleo e gorduras ou lipídios: aproximadamente 9,0 kcal.

►Exemplos: azeites, manteigas, margarina, abacate, coco, chocolate e oleaginosas, castanhas, nozes e amendoim.

OS VALORES, SERVEM APENAS DE REFERÊNCIA; NÃO DEIXE DE VISITAR SEU ENDÓCRINO, NUTRÓLOGO OU NUTRICIONISTA.

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