quinta-feira, 25 de setembro de 2014

►LICHIA, O MORANGO CHINÊS◄



►LICHIA, O MORANGO CHINÊS◄

Litchi chinensis é o único membro do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. São árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias. É encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México.
A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são um vermelho brilhante de cobre, em primeiro lugar, antes de se tornar verde como expandir a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco.
Os frutos, semelhantes a um morango, produzem em cachos e diferentes desses possuem uma a casca rugosa e de cor vermelha fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.
O primeiro local de cultivo no Brasil foi a Fazenda São José, em Avaí, no interior do estado de São Paulo, por Bodo Niewerth. Alemão, veio ao Brasil em 1944 com o intuito de fugir da Segunda Guerra Mundial. Foi a pioneira em plantação da lichia comercial no Brasil. Atualmente, o estado de São Paulo é o maior produtor de lichia do país com cerca de 840 hectares plantados e responsável por 68 por cento da produção nacional.

LICHIA NA NUTRIÇÃO:
A LICHIA tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia, estima a grande massa de estudiosos na área da nutrição, Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim. Parece que não, mas a fruta tem sido usada para combater a OBESIDADE, e parece ter apresentado melhoras, mas não para por ai, pois a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao fi nal de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com *PLACEBO, diz-se que o efeito se deve à **CIANIDINA!

A CIANIDINA um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", tendo em vista dois fatores para o tratamento de emagrecimento: FORÇA DE VONTADE & DISCIPLINA!

Saiba que a lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, ainda não fora diulgado com exatidão, a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.

Outro encanto da lichia é ser uma fonte de VITAMINA C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce... "A vitamina C estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce", diz-se estudos sobre a fruta; Mas vale destacar que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Já o mineral que aparece em maior abundância no MORANGO CHINÊS, como é conhecido pelos estudiosos, é o POTÁSSIO. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral", uma vez que o POTÁSSIO também é conhecido por seu poder ANTICÂIMBRAS e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.

VALOR NUTRICIONAL DA LICHIA (MORANGO CHINÊS)

Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)

Valor energético...........66 cal
Carboidratos..............16,53 g
Proteínas......................0,83 g
Gorduras......................0,44 g
Fibras..............................1,3 g
Cálcio..............................5 mg
Fósforo..........................31 mg
Ferro..........................0,31 mg
Potássio.....................171 mg
Vitamina C................71,5 mg
Tiamina.....................0,01 mg
Ribofl avina..............0,065 mg
Niacina........................0,6 mg

VOCÊ SABIA QUE:

A cianidina, que assegura a ação antiobesidade da lichia, e outras substâncias classificadas como antocianinas — todas pigmentos — são antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e diversas doenças. Funciona assim: dentro do corpo, essas substâncias doam elétrons aos radicais livres, estabilizando-os e impedindo que provoquem alterações celulares. "Ao captar os radicais livres, as antocianinas colaboram para prevenir problemas cardíacos e câncer"?

O POTÁSSIO:

O mineral pode ser encontrado em hortaliças, frutas, carnes, leite e cereais. Em dez lichias, há 171 mg de potássio, a mesma quantidade encontrada em metade de uma banana-prata ou em seis pêssegos. Veja abaixo:

10 lichias (66 cal) =

6 pêssegos (216 cal)
ou
5,5 maças (308 cal)
ou
¼ abacate (30 cal)
ou
½ banana-prata (50 cal)

➠PLACEBO:

Em testes com medicamentos a serem introduzidos no mercado, provas são feitas com o medicamento verdadeiro, e o "PLACEBO" (cápsulas que não contem medicamento). Isso afim de entender sobre a ansiedade do paciente a ser tratado, em especial na OBESIDADE & posteriormente "HIPOTIREOIDISMO"!
Os testes são feitos para ver os efeitos colaterais e funcionalidade do medicamento, note nas bulas de remédios, os efeitos colaterais vistos em grupos testados com PLACEBOS.
Daí nota-se o quanto o poder da mente conserta muitas coisas, tem gente que nota melhora na doença tomando uma cápsula de farinha...

➠CIANIDINA

CIANIDINA é um composto orgânico. É um pigmento de coloração vermelha da categoria das antocianina presente em vegetais como cereja, jamelão, uva, morango, amora, figo, cacau e açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário