quinta-feira, 25 de setembro de 2014

►ACEROLA◄

►ACEROLA◄

►Vamos falar de uma frutinha com alto teor MEDICINAL no quesito de infecções e prevenções infecciosas, do aparato respiratório e imunológico: A ACEROLA.◄

➜A Acerola é uma planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em "vitamina C", que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas. Pode ser encontrada em comprimidos para ingerir, mastigar ou em solução bebível.

➜A acerola, originária do mar das Antilhas, América Central, possui uma coloração verde quando em desenvolvimento, passando ao amarelo, e finalmente ao vermelho escuro quando maduro, levando aproximadamente 22 dias desde a floração até a maturação. A forma do fruto em geral é oval, o tamanho de 1 à 3 cm, e o peso de 2 a 16g. O tamanho do fruto varia em função do potencial genético da planta ou tratos culturais.

➜A acerola é amplamente cultivada nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, e devido à forte demanda nutricional, aliada às condições climáticas favoráveis do país, tem gerado oportunidades importantes para o cultivo, processamento e comercialização desta fruta. A aceroleira ganhou grande importância nos anos 40, quando foi descoberto que seus frutos possuíam alto teor de vitamina C. A árvore é bastante rústica e desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical. O excesso de chuvas pode provocar a produção de frutos aquosos, pobres em açúcares e vitamina C.

➜Cada cem gramas de polpa de acerola passa ao organismo humano em média 900 a 1400 mg de vitamina C. Isso representa 100 vezes mais vitamina que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora. Isso fez com que ela fosse conhecida nas Antilhas, seu lugar de origem, como ’milagre vegetal’. O consumo sob a forma in natura é mais indicado que de polpa, devido às perdas vitamínicas e alteração no teor de fibras que ocorrem durante o processamento.

➜A acerola é rica também em pró-vitamina A, como o beta-caroteno e outros carotenóides, que participam como antioxidantes no sistema biológico. Algumas pessoas utilizam a fruta como um auxílio em, casos de gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, nasais e gengivais. Outra ação da acerola é no combate à anemia ferropriva (por falta de ferro). A vitamina C contida na fruta atua sob o ferro dos vegetais, melhorando sua absorção e tornando-o mais eficiente no combate a esta carência. A acerola tem uma ampla utilização gastronômica, podendo ser usada para fazer sucos, doces, sorvetes, geléias, pastas, balas e licores.

➜Em uma pesquisa avaliou-se perda de vitamina C durante o armazenamento de polpas de acerola congeladas, comercializadas em Boa Vista/RR (Brasil), comparando-se o produto pasteurizado com aquele não submetido ao tratamento térmico. Método: Quantificou-se a perda de vitamina C de polpa de acerola pasteurizada e de polpa in natura, durante o armazenamento por 90 dias. Resultados: Ambas as polpas apresentaram redução significativa do teor de vitamina C durante o armazenamento sob congelamento, tendo a polpa não pasteurizada evidenciado perda mais elevada. Conclusão: Essa significativa perda vitamínica gera questionamentos acerca da vida útil atribuída às polpas de frutas congeladas, bem como quanto à adequação das embalagens utilizadas.

➜Avaliou-se também os efeitos do processo utilizado na obtenção de polpa de frutas congelada sobre o teor de fibras alimentares, empregando-se acerola, caju, goiaba, graviola, manga, pinha, pitanga, sapoti e uva no estágio maduro. Demonstrou-se que o processo tecnológico empregado reduziu significativamente o percentual de fibras alimentares das frutas, determinadas por método gravimétrico não enzimático, principalmente da goiaba, seguida da uva, graviola, sapoti, caju, pinha e acerola; com exceção da manga e pitanga, as demais polpas congeladas não substituem, em termos quantitativos, a fibra alimentar dos frutos in natura na dieta de indivíduos sadios.

OBSERVE ABAIXO A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ACEROLA:

Quantidade 100g = 1 unidade (10g)

Energia (kcal) 33 = 3,3

Proteína (g) 0,9 = 0,09

Lipídeos (g) 0,2 = 0,02

Carboidratos (g) 8,0 = 0,8

Fibra (g) 1,5 = 0,15

Cálcio (mg) 13 = 1,3

Fósforo (mg) 9 = 0,9

Ferro (mg) 0,2 = 0,02

Vitamina C (mg) 941,4 = 94,14

➽SAIBA QUE:

➜Para melhor absorver os nutrientes e composições nutricionais, administre a ACEROLA com suco de LARANJA, além de potencializar as propriedades nutricionais, é melhor distribuido por todo o organismo, mas ATENÇÃO, deve-se tomar cuidado com o EXCESSO, pois sua alta concentração ácida pode acarretar problemas NEFROLÓGICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário