quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

GRAPEFRUIT OU TORANJA, DO BENEFÍCIO AO RISCO

►►CONSUMIR ALGUMAS FRUTAS EM DIETAS E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PODE CONTER RISCOS À SAÚDE, COMO É O CASO DA GRAPEFRUIT POR EXEMPLO◄◄

Venho acompanhando as muitas dicas de pessoas que criam grupos e comunidades de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e DIETAS, com o intuito de AJUDAR as pessoas; Esta crença no entanto pode acarretar PREJUÍZOS FÍSICOS & METABÓLICOS, senão de PATOLOGIAS bem CRÍTICAS, como tenho visto em alguns grupos, no qual eu dava SUPORTE na área NUTRICIONAL. A questão nestes grupos e comunidades que crescem à cada dia, é que as formas de utilização de algumas DIETAS, DETOX & REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, são em sua maioria feitas de forma errônea, e sim tendem à dar certo; Uma vez em que há as mais variadas formas de SUBTRAÇÃO e ou SUBSTITUIÇÃO de alguns alimentos ricos em PROTEÍNAS, CÁLCIO, FERRO, CARBOIDRATO, VITAMINA C , entre outros; Desta forma, a DIETA no contexto geral da coisa,elimina de forma drástica as possibilidades do organismo absorver e distribuir de forma correta tudo o que deve e deveria ser ingerido e distribuido aos servidores humanos: TODO O APARATO DIGESTIVO. Geralmente quem detém estas regras, se é assim que deve-se classificar os praticantes desta ideologia, são teimosos e levam à risca tudo o que se comenta, sem levar em questão ou ao RACIOCÍNIO LÓGICO, que cada ser vivo detém uma ANATOMIA diferente da outra, por isso, nem sempre o que funciona para um, pode dar certo para outro.

É vero que muitas das dietas e ou reeducação alimentar, dão certo para alguns, em geral as MULHERES, que esbanjam corpos bonitos, definidos, mas não ostentam o outro lado da realidade; O lado que mostra que se uma pessoa que pesa cerca de 120 quilos, emagrece drasticamente, sem acompanhamentos médicos e ou de profissionais especializados na área, pelancas vão aparecer, os seios irão cair relativamente e problemas posteriores irão aparecer. Não existe números que indiquem a quantidade exata de pacientes hospitalizados e de novo em sua maioria MULHERES, por INGESTÃO INADEQUADA de alimentos ORGÂNICOS ou uma série de outros, por descobrirem tarde demais ter TOLERÂNCIA à alguns tipos de alimentos; Tantos outros, acabam hospitalizados por pegarem alguma infecção qualquer e não ter imunidade o suficiente para combater uma VIROSE mais forte, ou até mesmo uma simples GRIPE. Exames mais detalhados mostram a falta de vitaminas e variantes pela falta disso e daquilo outro. Em um grupo no qual dava suporte, cheguei à ler de um membro que se reportou à mim, que não se precisa mais de NUTRÓLOGOS, ENDÓCRINOS & NUTRICIONISTAS, porque tudo o que se precisa tem na internet e nos GRUPOS, então pra perder tempo com NUTRICIONISTAS? Depois disso eu sai de alguns grupos, que apoiavam esta ideia, para ter uma quantidade relevante e considerável de membros.

O famoso boca à boca em salas, grupos e comunidades geram perspectivas e dão a falsa sensação de esperanças para os mais desesperados que busca de forma rápida a perca do peso e daquela barriga, mas nunca por conta de um problema de saúde que visa uma forma de reeducação alimentar ou uma dieta baseada REPOSIÇÃO DE VITAMINAS & PROTEÍNAS, uma vez e falta no corpo; Buscam geralmente só a parte que diz "OS PRÓS", sem ler os "CONTRAS", já que os contras podem por em terra aquela esperança (virtualmente falando) de alcançar o objetivo. E é justamente este BOCA À BOCA, que tem levado muitas mulheres à situações DRAMÁTICAS, senão DRÁSTICAS. Eu mesmo quando posto uma matéria sobre alguma FRUTA, VERDURA & LEGUMES, que contenham benefícios, nunca esqueço de FRISAR o quanto é importante o acompanhamento de um profissional na área, mesmo eu sendo um profissional na área de NUTRIÇÃO, especifico e recomendo à muitos que me procuram, exames detalhados sobre parte da anatomia à ser explorada, ou órgão à ser reeducado. E por conta do BOCA À BOCA, é que recentemente descobriu mais uma série de MEDICAMENTOS que não podem ser administrados com uma fruta específica: GRAPEFRUIT ou TORANJA.

O grapefruit, também conhecido como toranja, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha e laranja-romã, é um fruto semelhante à uma laranja, mas possui coloração avermelhada na parte de dentro. Consumida na forma natural ou ainda como suco, a toranja pode ser preparada ainda assada ou cozida. O citrino híbrido é fruto do cruzamento entre o pomelo com a laranja. Com sabor ácido e azedo, o fruto possui a suculência parecida com a laranja, apresentando os mesmos benefícios e muitos outros. Sua casca é amarelo-alaranjada e a polpa é segmentada, variando nas cores com brancos, rosados, tintos e polpas com sabores diferentes.  A grapefruit tem se tornado muito popular devido à sua propriedade emagrecedora, pois é eficaz no bloqueio dos depósitos de gordura, fazendo ainda com que o corpo queime mais gordura do que normalmente queimaria. A dieta da grapefruit, que tem feito com que ela fique conhecida, baseia-se no consumo de meia toranja em cada refeição durante dez dias, prometendo eliminar entre 5 e 10 kg.

Seu consumo, graças à riqueza em fibras que a fruta apresenta, ajuda a saciar, inibindo a fome. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, anginas de peito, enfarte do miocárdio, excesso de ácido úrico – que causa gota, cálculo renal e artrite úrica –, infecções, colesterol alto e gorduras. A toranja, além de todos os benefícios já citados, ajuda a fortalecer a elasticidade das paredes arteriais, ajudando na circulação e no combate às varizes. Ideal para quem tem problemas com anemia, a fruta ajuda na absorção de ferro quando associada à alimentos ricos nele.
A fruta é rica em vitamina C, A, B1, B2, B3, B5, B6 e E, fibras, água e, graças a isso, ajuda a aumentar a imunidade, combater o envelhecimento precoce – devido à sua ação como antioxidante –, combate os radicais livres, combate ao câncer, melhora o funcionamento intestinal, combate os ácidos graxos, aumenta a velocidade do metabolismo, reduz as placas de aterosclerose e ajuda a proteger o coração. 

►►MAS APESAR DE SER RICA EM BENEFÍCIOS E QUERIDA POR SEU PODER EMAGRECEDOR, A TORANJA POSSUI AINDA ALGUNS CONTRAS EM SEU CONSUMO, QUE PODEM TER SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS.◄◄
►► É PRECISO ESTAR ATENTO PARA NÃO FAZER DE SEUS BENEFÍCIOS UM RISCO À SAÚDE, JÁ QUE COMPROVADAMENTE ALGUNS MEDICAMENTOS CONSUMIDOS E MISTURADOS COM A TORANJA PODEM CAUSAR ATÉ A MORTE.◄◄  

Os contras indicatórios, são tão extensos quanto a lista dos seus benefícios, à lista de medicamentos que são incompatíveis com o consumo da fruta. “Já ficou comprovado que a grapefruit interage com diversos tipos de medicamentos e é preciso estar atento para não fazer de seus benefícios um risco à saúde”, alerta a profissional. Isso porque algo na fruta inibe a produção de uma enzima no corpo fundamental na absorção dos medicamentos. O resultado pode ser altas dosagens dos fármacos na corrente sanguínea e o risco de overdose.

►►ENTRE OS FÁRMACOS QUE INTERAGEM COM A TORANJA, HÁ ANTICANCERÍGENOS, REMÉDIOS PARA O CORAÇÃO, REMÉDIOS PARA O COLESTEROL, ANALGÉSICOS E REMÉDIOS PARA TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA. TODOS SÃO ADMINISTRADOS POR VIA ORAL.◄◄


Em artigo publicado na revista da Associação Médica Canadense, David Bailey, um cientista do Instituto de Pesquisa em Saúde Lawson, de London, na província de Ontário, disse que mais de 85 medicamentos, muitos deles muito prescritos para transtornos médicos comuns, interagem com essa fruta. A fruta bloqueia uma enzima natural do corpo que quebra as substâncias ingeridas nos medicamentos. Consequentemente, quando os remédios entram na corrente sanguínea, eles estão mais potentes, e isso pode levar à overdose.

Não é preciso comer grandes quantidades da fruta para que esta associação faça efeito. Beber um copo de suco de grapefruit com a medicação pode causar efeitos colaterais graves, como hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal, problemas respiratórios e até morte súbita. Isso só prova, que não apenas esta fruta em especial, mas sim para um sem número de frutas que não deve ser administrados sem que o profissional adequado esteja à par. Tudo na vida que for relacionado à nossa saúde, não deve ser feito sem que tenham atenção de um profissional qualificado.

►►NÃO ESQUEÇA DE CONSULTAR SEMPRE SEU NUTRICIONISTA SOBRE SUA DIETA OU SUA INTENÇÃO QUANTO À SUA DIETA; A MATÉRIA AQUI, NÃO DEVE SUBSTITUIR A CONSULTA OU A AÇÃO DE SEU MÉDICO NUTRICIONISTA OU O ENDOCRINOLOGISTA.◄◄

Nenhum comentário:

Postar um comentário