terça-feira, 23 de setembro de 2014

ALOPATIA & NUTRIÇÃO



►NUTROLOGIA ● ENDOCRINOLOGIA ● NUTRIÇÃO◄

➠A Nutrologia ➠ é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso....

➠O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão dafisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida...

➠A Endocrinologia ➠ é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

►NUTRÓLOGO, NUTRICIONISTA OU ENDOCRINOLOGISTA◄

➠Nutricionista, Endócrino ou Nutrólogo? Qual desses profissionais consultar quando queremos emagrecer? De preferência os dois. Ambos têm exímios conhecimentos sobre as propriedades de cada alimento. Mas tanto sua formação quanto a estratégia para perder peso, são diferentes....

➠O NUTRÓLOGO ● Esse profissional é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais. diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário...

➠Identifica possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as inter-relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas. que doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras...

➠quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor; que a ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo; que a informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar; que o seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos...

➠O ENDÓCRINO ● Esse profissional cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar....

►Andropausa

➠Com o envelhecimento masculino, pode haver necessidade de reposição dos hormônios sexuais masculinos. Geralmente os sintomas referidos são cansaço, diminuição de força muscular e disfunção sexual. É mister uma avaliação de um especialista para examinar o paciente como um todo, e ver a necessidade de usar ou não os hormônios sexuais masculinos.

►Reposição Hormonal da Menopausa

➠Assim como no homem, faz-se necessário individualizar cada caso em particular, com suas indicações e contraindicações. A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios estrogênicos e com a progesterona natuaral semelhantes aos produzidos pela própria mulher, para minorar as ondas de calor, o ressecamento vaginal, para melhorar a libido e para prevenir a osteoporose.

►Distúrbios Menstruais

➠Nem sempre o ciclo menstrual vem com sua ciclicidade e regularidade mensalmente, podendo passar meses sem vir, e isto não ser gravidez..Tais alterações podem ser distúrbios hormonais, e até significar uma dificuldade em engravidar – anovulação. Isso necessita de uma investigação mais amiúde e de tratamento, muitas vêzes em conjunto com um ginecologista e equipe.

►Distúrbios da Puberdade

➠O aparecimento precoce de pelos pubianos, mama, e /ou odor axilar exagerado em crianças precocemente, podem significar distúrbios hormonais e necessitar de uma avaliação, para que se interrompa a puberdade se for o caso, e assim se evite uma baixa estatura final ao termino da adolescência. Já os adolescentes que não desenvolverem essas características no tempo certo, também necessitarão de uma avaliação.

►Excesso de Pelos

➠O excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento de massa muscular, podem estar associados com a produção excessiva de hormônios masculinos – androgênios. Sua causa pode ser com frequência a Síndrome dos Ovários Policísticos, que muito frequentemente está ligada a Síndrome metabólica .

►Doenças das Glândula Supra – Renais

➠Mais raros, os distúrbios dessa glândula podem levar ao aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, hipertensão , puberdade precoce e escurecimento da pele, podendo significar algum distúrbio na glândula supra – renal.

►Doenças da Hipófise

➠A secreção de leite pelas mamas é um dos distúrbios mais comuns dentre os distúrbios da hipófise – são as HIPERPROLACTINEMIAS, embora estas, nem sempre signifiquem um problema específico da hifófise. Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do numero do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão, num outro distúrbio chamado de ACROMEGALIA.

►Crescimento

➠Embora muitas das chamadas baixas estaturas sejam ditas idiopáticas”, ou seja, as crianças não são portadoras de déficit de hormônio de crescimento, O GH, existem crianças com Síndromes genéticas que precisam e devem fazer uso dele, além de uma pequena parcela com déficit do mesmo, e portanto, com esta indicação também. A baixa estatura, assim como um crescimento exagerado para idade, também merece investigação do endocrinologista. Um grande número de doenças genéticas a exemplo da Síndrome de Turner, se faz necessário o uso do GH em acompanhamento conjunto com o pediatra ou mesmo o endocrinologista pediatra.

►Osteoporose

➠A osteoporose é uma das maiores causas de queda em idosos levando a incapacidade no mundo, e considerada hoje em dia um problema de saúde pública! Sua maior causa é a baixa de estrogênio que ocorre na pós- menopausa. Fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Sua prevenção e tratamento, é hoje também multidisciplinar, porém é considerada uma doença endócrina.

►Tireoide

➠Os hormônios tireoidianos são responsáveis pelo controle do funcionamento de praticamente todos os órgãos. Leves alterações destes hormônios no sangue, levam a sintomas perceptíveis mostrando que o organismo está trabalhando de mais – HIPERTIREOIDISMO, ou de menos, HIPOTIREOIDISMO, alterando o metabolismo, fazendo com que o corpo produza mais ou menos calor e consuma mais ou menos energia.

➠Além do HIPO E HIPERTIREODIMO, ainda existem os NÓDULOS tireoidianos. Nódulos ou aumento do volume do pescoço – bócio, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem significar distúrbios da tireoide.

►Dislipidemias – Aumentos de Colesterol e/ou Triglicerídeos

➠São causado principalmente por erros alimentares, mas também por algumas doenças do metabolismo, tanto em adultos como em crianças. Necessitam de tratamento, com dieta, exercícios e muitas vezes medicamentos, pois são fatores predisponentes para aterosclerose, e consequentemente para Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral – AVC.

► Diabetes

➠Causada ou pelo excesso de açúcar no sangue por uma incapacidade do pâncreas em produzir insulina em quantidade suficiente, ou porque a insulina não consegue exercer sua função de forma adequada. De um bom tratamento e controle dependem a prevenção das complicações crônicas que são irreversíveis, como complicações cardíacas, renais, oculares, e nos pés principalmente. A prevenção do diabetes, e das dislipidemias, passa pela prática de exercícios físicos regulares e por uma boa alimentação.

►Obesidade

➠Considerado um problema de saúde pública, tema de estudo, debate e tratamento no mundo inteiro, não só de endocrinologistas, essa doença merece toda atenção e cuidado, pela dificuldade em ser tratada.

● Seu enfoque é mais que hormonal; mais que metabólico●

➠mais que psicológico. Transpõe a barreira da interdisciplinaridade, merecendo um olhar múltiplo de vários saberes, e de vários estudiosos e especialistas. Suas causas são várias, sua abordagem terapêutica múltipla, suas consequências graves para saúde das pessoas.

➠Geralmente, ligada, a Hipertensão, Diabetes, aumento do Colesterol, Ovários Policísticos, numa Síndrome hoje denominada de Síndrome Metabólica, ela está presente em milhares de pessoas, levando a riscos letais graves de morte, como as doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Logo, merece muito ser prevenida e tratada de forma séria, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, num mundo em que a preocupação com envelhecer com saúde deve ser o objetivo de todos!

➠O NUTRICIONISTA ● Esse profissional, que não está habilitado a receitar remédios nem internações, é fera em criar cardápios balanceados. Suas dietas são formuladas a partir do histórico médico, hábitos e estilo de vida de cada paciente. Como são abordagens complementares, o mais interessante seria poder contar com a ajuda de ambos.

➠OPINIÃO ● Tenho minha própria opinião em relação à alimentação; Vejo em nossas FEIRAS LIVRES, mulheres voltadas à dietas que aprendem em um determinado programa de televisão, e não tem certeza se vai dar certo ou não... Não adianta fazer dieta sem antes consultar um especialista... a descrição enunciada a cima, mostra que certos tipos de cuidados devem ser levados em consideração antes de se iniciar uma dieta qualquer; Dietas do tradicional "Boca à Boca", nem sempre trazem o que se espera, por isso, se achar que deve "Fechar a Boca", procure um especialista.

➠Veja se sua necessidade realmente é precisada de um especialista, se for, não tenha dó de "GASTAR" uns trocados, e busque pelo melhor da área especifica à sua necessidade... Não vá atrás de pessoas e ou situações em que aquele vizinho fez e deu certo; Com a minha amiga funcionou; A moça lá do serviço fez e está dando certo.... Cada pessoa tem uma "ANATOMIA", e ou uma necessidade diferente da outra.... As vezes fazer uma dieta qualquer, pode fazer com que agora, tudo de certo; Mas lembre-se, se houver uma INFECÇÃO, ou BAIXA DE IMUNIDADE, por decorrência de uma dieta mal feita, com falta de nutrientes próprios para a sua saúde, seu corpo sentirá e posteriormente, o tratamento além de ficar mais caro, pode trazer sequelas.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário